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Como longas filas podem impactar no resultado da farmácia?

  • Foto do escritor: Adilson Terra
    Adilson Terra
  • 17 de set.
  • 3 min de leitura
Foto: Gerado com IA
Foto: Gerado com IA

Já estamos praticamente em outubro e um período extremamente importante para o varejo se aproxima: a caótica Black Friday!


Digo caótica não em termos de resultados, mas em termos de organização da farmácia. É uma semana (em alguns casos o mês) onde o fluxo de pessoas dentro da loja cresce abruptamente e o caos é instaurado: filas e mais filas são formadas tanto no balcão quanto no caixa. 


Se por um lado o alto fluxo de visitantes é desejado e um resultado a ser alcançado pelo marketing, o desafio do alto número de pessoas em loja recai sobre o time de operações.


O que nós observamos na Black Friday de 2024 com os nossos clientes é que o fluxo de pessoas no salão da farmácia pode crescer até 2x na Black Friday se comparado com o mês de outubro. Isso é fantástico! Mais pessoas dentro da loja = potencialmente mais clientes atendidos.


O problema é que, apesar do fluxo de visitantes praticamente dobrar, a taxa de conversão de visitantes em clientes costuma cair. Apesar do valor absoluto de vendas normalmente aumentar na Black Friday, é esperada uma queda entre 8 e 10 pontos percentuais na conversão de clientes. Essa queda na conversão está intimamente ligada com longas filas no balcão e no caixa da farmácia.


Aqui na Riverdata nós calculamos a correlação entre longas filas e a queda na conversão de clientes das farmácias. Os dados da Black Friday de 2024 indicam que há uma correlação negativa forte (-0,76) entre essas variáveis. Ou seja, em época de Black Friday quanto maior o tempo de filas, menor tende a ser a taxa de conversão na farmácia


A relação é inversamente proporcional: farmácias que tem filas mais longas tendem a converter menos visitantes em clientes.


É até intuitivo: quanto maior o fluxo de pessoas em loja, maiores as chances de filas serem formadas. Quanto mais filas, mais clientes a farmácia deixa de atender.


No fim do dia (ou da Black Friday) essa queda entre 8 e 10 pontos percentuais na conversão de clientes não costuma sair barato para a farmácia. 


Uma farmácia de rua, sem estacionamento, que emite de 450 a 500 tickets/dia perde em média 75 clientes por dia por conta de filas. Com um ticket médio de R$100, isso significa R$7.500/dia em vendas não realizadas. É uma oportunidade que muitas farmácias estão deixando escapar por conta de filas em períodos de alto fluxo.


Como evitar esse problema na sua farmácia?


O cenário pode parecer inevitável, mas não precisa ser assim. As farmácias que monitoram e atuam de forma inteligente sobre o fluxo no salão conseguem transformar a Black Friday em uma alavanca de resultado.


Na Riverdata, usamos visão computacional para identificar filas e outros pontos de atrito no atendimento e indicar ações para melhorar a produtividade na farmácia. Dessa forma, é possível reduzir o tempo de espera, aumentar a conversão e garantir que cada visitante tenha uma boa experiência, principalmente em datas críticas como a Black Friday.


Em outras palavras: não basta trazer o cliente para dentro da loja, é preciso garantir que ele seja bem atendido. Cada minuto de fila é um cliente a menos no caixa.


Se você quer entender onde sua farmácia está perdendo clientes e como recuperar esse resultado, fale com a gente!


 
 
 

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